segunda-feira, 30 de maio de 2011

As dificuldades do uso blog no processo ensino aprendizagem

    É notável a importância do uso do blog na sala de aula,porém em escolas onde a maioria dos alunos não tem um computador e nem  acesso à internet torna-se difícil aplicar essa inovação.A maioria dos nossos alunos são oriundos de comunidades rurais,e quando solicitamos uma simples pesquisa eles  encontram dificuldades para realizá-la devido a distância da localidade de residência.
    Percebe-se que o uso do blog em sala de aula é uma perfeita ferramenta tecnológica para professores  e alunos,porém depende da realidade e contexto em que se está inserido para que o mesmo seja  verdadeiramente eficaz no processo de ensino aprendizagem.De acordo com a realidade da E.E.Nossa Senhora de Fátima esse recurso será muito utilizado para troca de experiências entre os educadores das diversas áreas do conhecimento,mas infelizmente com os alunos em geral não é possível fazer uso de tão rico recurso. É triste pensar que o homem inventa milhares de tecnologias e não consegue inventar uma forma para que todos possam usufruir das mesmas.
   

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Novo Código Florestal Brasileiro

"Novo Código Florestal BrasileiroA aprovação do Código Florestal pela Câmara dos Deputados na noite desta terça-feira está causando indignação em diversas mídias do mundo. Muitos jornais criticam ferozmente o resultado, dizendo que o Brasil está rasgando a lei que protege suas florestas. Reportagem desta quinta-feira do jornal espanhol "El País" diz que o Brasil outorgou a impunidade aos desmatadores da Amazônia".leia mais

A importância das tecnologias na Educação

"Esse artigo tem como propósito investigar a relação entre crianças e tecnologias computacionais, bem como a incorporação das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem infantil, particularmente os AVA´s. Para melhor contextualização, apresenta-se, na seção seguinte, um breve relato sobre o que são AVA´s, suas características e seus modelos. A seção 3 identifica algumas peculiaridades do desenvolvimento infantil. A seguinte, discute a idade para.."leia mais...

terça-feira, 24 de maio de 2011

Por uma história menos europeizante

  O ensino de história ao longo de décadas  sempre enfatizou uma história dos vencedores onde os vencidos foram esquecidos como se essa ciência fosse fruto da construção apenas de um grupo.
  É necessário e urgente que nós professores de História rompamos com essa  visão  a partir de práticas pedagógicas inovadoras dentro de uma visão da nova historiografia.